sexta-feira, 31 de julho de 2009

Água de Coco


Mar, sol, verão e calor, e imediatamente lembramos da água-de-coco, uma verdadeira delícia de bebida pra repor as reservas hídricas do nosso corpo, mas hoje conheceremos mais outros benefícios à saúde que este líquido pode proporcionar.
"A utilização do coco para o consumo remonta a milhares de anos. Atualmente, o
coqueiro vem sendo cultivado em cerca de 90 países, sendo que no Brasil, são mais 266 mil
hectares implantados com a cultura. A maior parte da produção de coco se desenvolve ao
longo do litoral do Nordeste, região onde chegaram as sementes provenientes de Cabo
Verde, trazidas pelos portugueses por volta de 1553." (FONTE: CARVALHO, J.M. et al. Água de coco: propriedades nutricionais, funcionais e processamento. Semina ciênc. agrar. 27 (3), p. 437-452; jul/set, 2006).
Um isotônico tem a função de promover uma rápida hidratação do organismo, enquanto outros líquidos não conseguem promover com tanta rapidez, mas no âmbito natural dos líquidos, a água de coco, faz isso rapidinho!
A água de coco é considerada um isotônico natural, por ser uma rica fonte de minerais como sódio e potássio, além de ser um produto praticamente livre de contaminações e ter um baixo teor calórico. É bastante apreciado pelo sabor e aroma.
É facilmente absorvida pelo organismo, favorece a rápida hidratação e proporciona a recuperação desses minerais eliminados pela transpiração, além de repor as perdas hídricas, uma vez que sua osmolalidade é próxima ao plasma sanguíneo.
Como foi dito, a água de coco, tem poucas calorias, apresentando aproximadamente 20 cal/100 ml, é composto por 95,5% de água, 4% de carboidratos, 0,1% de gorduras além de conter aminoácidos, sais minerias e vitaminas.
Além do potássio e sódio, são encontrados mais outro sais minerais como também, cálcio, magnésio, mangânes, ferro, zinco e cobre.
Quantos as vitaminas, encontramos as vitaminas hidrossolúveis como as do Complexo B e pode ser uma boa fonte de vitamina C, quando o fruto ainda estiver verde.
É importante lembrar que a composição deste produto pode variar, de acordo com o cultivo (a composição do solo do coqueiro) e o processo de maturação do fruto.
Devido a grande capacidade de reposição hídrica, estudos recentes comprovam que a água de coco também faz uma ótima reposição de eletrólitos. Isto é muito bom, pois em casos de diarréias crônicas, aonde há uma grande perda de água, podendo assim o indivíduo ter uma desidratação, a água de coco pode auxiliar de modo significativo na reidratação, por possuir uma grande quantidade de potássio (mineral mais abundante no fruto) e por possuir glicose.
Em casos de exercícios físicos, a melhor opção é a água proveniente de cocos jovens, sendo feita a reposição após o exercício físico! Deste modo, a água de coco sai na frente de outras bebidas, devido a ser uma bebida natural, ser adoçicada, não causa desconforto gástrico e náuseas, além da possibilidade de ser consumida em grandes quantidades.
Há outros benefícios deste extraodinário líquido. Esta se destaca por sua capacidade diurética, seu poder antioxidante e ainda tem apresentado ação protetora em relação ao aparecimento de tumores malignos.
Ainda dos muitos efeitos fisiológicos, estudos comprovaram ação protetora no fígado, combate ao estresse oxidativo, inibição do aparecimento de células cancerosas e ainda supõe-se que esta possa apresentar ação indireta na prevenção do enfarte de miocárdio. Pela capacidade diurética, este alimento tem sido testado no tratamento de pedras nos rins.
Apesar de não houver indicação de consumo diario de água de coco, em alguns casos especiais como diabetes, hipertensão arterial e doença renal, seu consumo deve ser moderado, devido ao seu alto teor de sódio e potássio, entre outras substâncias.
Enfim, a água de coco, só faz bem, nos faz lembrar de férias, e é comprovado que combate o estresse oxidativo, pela presença da vitamina C, por isso que não é à toa que ao lembrar deste fruto com um canundinho no meio, visualizamos uma imagem de relaxamento! Portanto, aproveite você que mora num país tropical!

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Doce bruto!

QUINTA DO AÇÚCAR

"O açúcar se destina, principalmente, a adoçar bebidas e alimentos, sendo obtido a partir do beneficiamento de méis cristalizáveis da cana e da beterraba e, em importância menor, de outros vegetais.
O açúcar extraído da cana é conhecido desde tempos bastante remotos.
Entretanto, ele só foi introduzido na Europa por volta do século X, por intermédio dos árabes. Inicialmente, o cultivo da cana e a produção de açúcar restringiu-se à bacia do Mediterrâneo e, somente mais tarde, foi introduzido na América." (Fonte: INMETRO) . Devido a grande carga glicêmica, o açúcar é o maior combustível de nossas células, com isso adquirimos energia.
Contudo, será que o açúcar tráz somente esse propósito????
Se pensar quanto a açúcar refinado (açúcar branco), sim! É um açúcar pobre, em relação aos nutrientes, possuindo somente dióxido de enxofre, sacarose e resíduo mineral.
Se você quer encontrar algum benefício no açúcar, ainda existe uma boa solução: Os açúcares brutos, dentre eles, o mascavo e o demarara.
O açúcar mascavo, não passa pela etapa de refinamento, por isso tem coloração escura, e possui possui sabor de rapadura e melaço, além de conter vitaminas e minerais.
Por 100 gramas de alimento, a composição é de 51 mg de cálcio, 44 mg de fósforo, 4,2 mg de ferro, 20 mcg de tiamina (Vit B1), 110 mcg de riboflavina (Vit B2), 0,30 mb de niacina (Vit B3), 2 mg de vitamina C, 30 mg de sódio, 344 mg de potássio, e ainda possui teores um pouco inferiores de glicose em relação ao açúcar refinado, com 90,6 g e presença de lípideos 0,50 g.
O açúcar demarara é bastante semelhante ao mascavo, tem coloração amarelada e passa por um leve refinamento sem receber aditivos químicos.
Vale salientar que embora o açúcar mascavo, tenha mais propriedades que o açúcar refinado, é importante manter a moderação no consumo, uma vez que para quem busca uma boa fonte de vitaminas e minerais, precisa optar pelas hortaliças e frutas.
Apenas consuma com moderação!!!!!!

domingo, 19 de julho de 2009

Linhaça Marrom x Linhaça Dourada




DOMINGO - LEGUMINOSAS OU SEMENTES

A linhaça é uma importante oleagionosa, rica fonte de nutrientes, contudo pode ter o valor nutricional afetado devido a presença de fatores antinutricionais.
Os fatores antinutricionais, são algumas substâncias que podem interferir e inibir a absorção de nutrientes da linhaça.
Composição centesimal da linhaça
Lípidios 30 a 40%
Proteínas 20 a 25%
Fibra total 20 a 28%
Umidade 4 a 8%
Cinzas 3 a 4%
Quanto as vitaminas A, D, E e K e minerais, a composição pode variar de acordo com o cultivo, variedade, o meio ambiente, o processamento da semente ou métodos de análise.


QUAL A DIFERENÇA DA LINHAÇA MARROM PRA LINHAÇA DOURADA?

Na verdade, são poucas as diferenças entre a linhaça dourada e a linhaça marrom, somente encontramos algumas pequenas diferenças.
A linhaça marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido, com uso de agrotóxicos, enquanto a linhaça dourada é cultivada de forma orgânica em regiões de clima frio.
A linhaça dourada contêm menor quantidade de fibra total, contudo, a linhaça dourada possui teores de proteínas superior a linhaça marrom.

De forma geral a linhaça é um excelente aliado para a saúde, sendo inclusive utilizada como um suplemento nutricional.
Devido a sua ação antiocarciogênica e antiaterogênica, ela ajuda na prevenção de doenças como o câncer de próstata, de mama, de cólon; auxilia no sistema cardiovascular, evitando complicações como arritmia cardíaca, esclerose múltipla, trombose coronária, hipertensão arterial.

Há os fitoestrógenos, originárias do metabolismo das plantas,elas contêm dois principais grupos de fitoestrógenos, as lignanas e os isoflavonóides.

A lignana, desempenha uma ação antioxidante e hipolipidêmica, ou seja, é efetivo na redução de estresse oxidativo (na qual produz radicais livres, que são nocivos ao organismo), no colesterol total, LDL (colesterol ruim), triglicerídeos e aumento de HDL sérico (colesterol bom). Desta forma, é benéfico na prevenção da hipercolesterolomia e ateroesclerose, reduzindo os fatores de risco de doenças coronarianas.

Estudos científicos comprovaram em ensaios laboratoriais com animais com deficiência hormonal ovariana, foram eficazes na diminuição do colesterol sérico e na regressão de lesões ateroescleróticas, restabelecem na circulação arterial mesentérica, na hipertensão e reduzem inflamações em pacientes com alterações de taxas lípidicas.

ÓLEO DE LINHAÇA

É importante salientar a suplementação do óleo de linhaça. A suplementação tem se mostrado benéfica a saúde, ao diminuir os tumores de mama e no auxílio da prevenção do câncer de próstata.

O óleo da linhaça é extraído da semente inteira, usando métodos de extração desenvolvidos especialmente para este fim (a frio). O produto obtido é engarrafado, podendo ser utilizado em pratos frios ou em saladas.
Entre os muitos benefícios do óleo de linhaça, os que maiores se destacam são na melhora no sistema imunológico, na qual alivia alergias e age como antiinflamatório ao lupus-eritematoso.

O óleo de linhaça é uma fonte bastante rica de ácidos graxos insaturados, como o alfa-linolênico, ácido linoléico e lignana, além de vitamina E. Também reduz o colesterol total e o LDL (Colesterol ruim) e confere proteção cardiovascular.

Embora o óleo de linhaça seja bastante benéfico ao organismo, é preferível, ingerir a semente, pois na semente encontra-se fibras que regulam o trânsito intestinal, aumentandoo bolo fecal, ajudando a normalizar os índices de colesterol e glicose sanguinea, além de prevenir o câncer de cólon e contribuir para amenizar os sintomas da menopausa.

O melhor modo de consumir a linhaça, sendo triturada, pois a casca é dura, e dificil de digerir, triturada há um maior aproveitamento dos seus nutrientes.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Boas vindas


Uma alimentação saudável é essencial para a nossa vida, uma vez que a Nutrição lida com a prevenção de doenças, principalmente as não-degenerativas, como diabetes, hipertensão arterial, obesidade, doenças coronarianas, entre várias outras.

O Nutrição na Cuca, será uma forma interativa de como seguir uma alimentação saudável sem abrir mão daquele brigadeirinho de vez em quando no final de semana, e apostando acima de tudo no prazer de comer os alimentos realmente saudáveis para obter a mente e o corpo sã!

Cada dia da semana será apresentado um alimento pertecente a um determinado grupo de alimentos, na qual será explanados os benefícios e malefícios que aquele alimento pode oferecer, ensinar as quantidades necessárias que pode ser ingerida durante o dia, e mostrar quais nutrientes aquela fonte de alimento pode oferecer para sua saúde.

A semana do Nutrição na Cuca ocorrerá da seguinte forma:

Domingos - Leguminosas/Sementes
Segundas - Hortaliças e legumes
Terças - Cereais
Quartas - Café e chás
Quintas - Gorduras e Açúcares (hummm essa parte você gostou né?!)
Sextas - Frutas e Sucos
Sábados - Carnes e Ovos

Além de tópicos totalmente especiais!!!!!!

O Nutrição na Cuca chegou para somente tratar da alimentação de uma forma fidedigna, e não banalizada como é agora, aqui será de todo fiel as Ciências da Nutrição, aonde todas as informações serão retiradas de artigos indexados (científicos) e de livros.

REGRA

Pergunta de José Gomes (nome fictício)para o Nutrição na Cuca

ô Nutrição na Cuca, rola aí uma dietinha aí pra mim, to precisando, tenho 1,79 m e peso 90 kg. Obrigado pela atenção!

Resposta do Nutrição na Cuca:

Meu caro José Gomes, como diz Arnaldo César Coelho, a regra é CLARA, estamos num blog, ou seja, todas as orientações e dicas do Nutrição na Cuca é via online, aonde é permitido tal prática, contudo o art. 70, inciso XVII, capítulo IV, do Código de Ética do Nutricionista (Resolução CFN nº. 334/2004), não permite que elaboração de dietas, cardápios ou similares pela internet é considerada uma prática ANTIÉTICA por parte do profissional. Um tratamento nutricional deve ser individualizado, que necessita de uma avaliação PESSOAL do indivíduo, estabelecido também pelo Código de Ética do Nutricionista. Em outras palavras, não pode e não PODE mesmo.