sexta-feira, 31 de julho de 2009

Água de Coco


Mar, sol, verão e calor, e imediatamente lembramos da água-de-coco, uma verdadeira delícia de bebida pra repor as reservas hídricas do nosso corpo, mas hoje conheceremos mais outros benefícios à saúde que este líquido pode proporcionar.
"A utilização do coco para o consumo remonta a milhares de anos. Atualmente, o
coqueiro vem sendo cultivado em cerca de 90 países, sendo que no Brasil, são mais 266 mil
hectares implantados com a cultura. A maior parte da produção de coco se desenvolve ao
longo do litoral do Nordeste, região onde chegaram as sementes provenientes de Cabo
Verde, trazidas pelos portugueses por volta de 1553." (FONTE: CARVALHO, J.M. et al. Água de coco: propriedades nutricionais, funcionais e processamento. Semina ciênc. agrar. 27 (3), p. 437-452; jul/set, 2006).
Um isotônico tem a função de promover uma rápida hidratação do organismo, enquanto outros líquidos não conseguem promover com tanta rapidez, mas no âmbito natural dos líquidos, a água de coco, faz isso rapidinho!
A água de coco é considerada um isotônico natural, por ser uma rica fonte de minerais como sódio e potássio, além de ser um produto praticamente livre de contaminações e ter um baixo teor calórico. É bastante apreciado pelo sabor e aroma.
É facilmente absorvida pelo organismo, favorece a rápida hidratação e proporciona a recuperação desses minerais eliminados pela transpiração, além de repor as perdas hídricas, uma vez que sua osmolalidade é próxima ao plasma sanguíneo.
Como foi dito, a água de coco, tem poucas calorias, apresentando aproximadamente 20 cal/100 ml, é composto por 95,5% de água, 4% de carboidratos, 0,1% de gorduras além de conter aminoácidos, sais minerias e vitaminas.
Além do potássio e sódio, são encontrados mais outro sais minerais como também, cálcio, magnésio, mangânes, ferro, zinco e cobre.
Quantos as vitaminas, encontramos as vitaminas hidrossolúveis como as do Complexo B e pode ser uma boa fonte de vitamina C, quando o fruto ainda estiver verde.
É importante lembrar que a composição deste produto pode variar, de acordo com o cultivo (a composição do solo do coqueiro) e o processo de maturação do fruto.
Devido a grande capacidade de reposição hídrica, estudos recentes comprovam que a água de coco também faz uma ótima reposição de eletrólitos. Isto é muito bom, pois em casos de diarréias crônicas, aonde há uma grande perda de água, podendo assim o indivíduo ter uma desidratação, a água de coco pode auxiliar de modo significativo na reidratação, por possuir uma grande quantidade de potássio (mineral mais abundante no fruto) e por possuir glicose.
Em casos de exercícios físicos, a melhor opção é a água proveniente de cocos jovens, sendo feita a reposição após o exercício físico! Deste modo, a água de coco sai na frente de outras bebidas, devido a ser uma bebida natural, ser adoçicada, não causa desconforto gástrico e náuseas, além da possibilidade de ser consumida em grandes quantidades.
Há outros benefícios deste extraodinário líquido. Esta se destaca por sua capacidade diurética, seu poder antioxidante e ainda tem apresentado ação protetora em relação ao aparecimento de tumores malignos.
Ainda dos muitos efeitos fisiológicos, estudos comprovaram ação protetora no fígado, combate ao estresse oxidativo, inibição do aparecimento de células cancerosas e ainda supõe-se que esta possa apresentar ação indireta na prevenção do enfarte de miocárdio. Pela capacidade diurética, este alimento tem sido testado no tratamento de pedras nos rins.
Apesar de não houver indicação de consumo diario de água de coco, em alguns casos especiais como diabetes, hipertensão arterial e doença renal, seu consumo deve ser moderado, devido ao seu alto teor de sódio e potássio, entre outras substâncias.
Enfim, a água de coco, só faz bem, nos faz lembrar de férias, e é comprovado que combate o estresse oxidativo, pela presença da vitamina C, por isso que não é à toa que ao lembrar deste fruto com um canundinho no meio, visualizamos uma imagem de relaxamento! Portanto, aproveite você que mora num país tropical!

Nenhum comentário:

Postar um comentário