quinta-feira, 30 de julho de 2009

Doce bruto!

QUINTA DO AÇÚCAR

"O açúcar se destina, principalmente, a adoçar bebidas e alimentos, sendo obtido a partir do beneficiamento de méis cristalizáveis da cana e da beterraba e, em importância menor, de outros vegetais.
O açúcar extraído da cana é conhecido desde tempos bastante remotos.
Entretanto, ele só foi introduzido na Europa por volta do século X, por intermédio dos árabes. Inicialmente, o cultivo da cana e a produção de açúcar restringiu-se à bacia do Mediterrâneo e, somente mais tarde, foi introduzido na América." (Fonte: INMETRO) . Devido a grande carga glicêmica, o açúcar é o maior combustível de nossas células, com isso adquirimos energia.
Contudo, será que o açúcar tráz somente esse propósito????
Se pensar quanto a açúcar refinado (açúcar branco), sim! É um açúcar pobre, em relação aos nutrientes, possuindo somente dióxido de enxofre, sacarose e resíduo mineral.
Se você quer encontrar algum benefício no açúcar, ainda existe uma boa solução: Os açúcares brutos, dentre eles, o mascavo e o demarara.
O açúcar mascavo, não passa pela etapa de refinamento, por isso tem coloração escura, e possui possui sabor de rapadura e melaço, além de conter vitaminas e minerais.
Por 100 gramas de alimento, a composição é de 51 mg de cálcio, 44 mg de fósforo, 4,2 mg de ferro, 20 mcg de tiamina (Vit B1), 110 mcg de riboflavina (Vit B2), 0,30 mb de niacina (Vit B3), 2 mg de vitamina C, 30 mg de sódio, 344 mg de potássio, e ainda possui teores um pouco inferiores de glicose em relação ao açúcar refinado, com 90,6 g e presença de lípideos 0,50 g.
O açúcar demarara é bastante semelhante ao mascavo, tem coloração amarelada e passa por um leve refinamento sem receber aditivos químicos.
Vale salientar que embora o açúcar mascavo, tenha mais propriedades que o açúcar refinado, é importante manter a moderação no consumo, uma vez que para quem busca uma boa fonte de vitaminas e minerais, precisa optar pelas hortaliças e frutas.
Apenas consuma com moderação!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário