domingo, 19 de julho de 2009

Linhaça Marrom x Linhaça Dourada




DOMINGO - LEGUMINOSAS OU SEMENTES

A linhaça é uma importante oleagionosa, rica fonte de nutrientes, contudo pode ter o valor nutricional afetado devido a presença de fatores antinutricionais.
Os fatores antinutricionais, são algumas substâncias que podem interferir e inibir a absorção de nutrientes da linhaça.
Composição centesimal da linhaça
Lípidios 30 a 40%
Proteínas 20 a 25%
Fibra total 20 a 28%
Umidade 4 a 8%
Cinzas 3 a 4%
Quanto as vitaminas A, D, E e K e minerais, a composição pode variar de acordo com o cultivo, variedade, o meio ambiente, o processamento da semente ou métodos de análise.


QUAL A DIFERENÇA DA LINHAÇA MARROM PRA LINHAÇA DOURADA?

Na verdade, são poucas as diferenças entre a linhaça dourada e a linhaça marrom, somente encontramos algumas pequenas diferenças.
A linhaça marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido, com uso de agrotóxicos, enquanto a linhaça dourada é cultivada de forma orgânica em regiões de clima frio.
A linhaça dourada contêm menor quantidade de fibra total, contudo, a linhaça dourada possui teores de proteínas superior a linhaça marrom.

De forma geral a linhaça é um excelente aliado para a saúde, sendo inclusive utilizada como um suplemento nutricional.
Devido a sua ação antiocarciogênica e antiaterogênica, ela ajuda na prevenção de doenças como o câncer de próstata, de mama, de cólon; auxilia no sistema cardiovascular, evitando complicações como arritmia cardíaca, esclerose múltipla, trombose coronária, hipertensão arterial.

Há os fitoestrógenos, originárias do metabolismo das plantas,elas contêm dois principais grupos de fitoestrógenos, as lignanas e os isoflavonóides.

A lignana, desempenha uma ação antioxidante e hipolipidêmica, ou seja, é efetivo na redução de estresse oxidativo (na qual produz radicais livres, que são nocivos ao organismo), no colesterol total, LDL (colesterol ruim), triglicerídeos e aumento de HDL sérico (colesterol bom). Desta forma, é benéfico na prevenção da hipercolesterolomia e ateroesclerose, reduzindo os fatores de risco de doenças coronarianas.

Estudos científicos comprovaram em ensaios laboratoriais com animais com deficiência hormonal ovariana, foram eficazes na diminuição do colesterol sérico e na regressão de lesões ateroescleróticas, restabelecem na circulação arterial mesentérica, na hipertensão e reduzem inflamações em pacientes com alterações de taxas lípidicas.

ÓLEO DE LINHAÇA

É importante salientar a suplementação do óleo de linhaça. A suplementação tem se mostrado benéfica a saúde, ao diminuir os tumores de mama e no auxílio da prevenção do câncer de próstata.

O óleo da linhaça é extraído da semente inteira, usando métodos de extração desenvolvidos especialmente para este fim (a frio). O produto obtido é engarrafado, podendo ser utilizado em pratos frios ou em saladas.
Entre os muitos benefícios do óleo de linhaça, os que maiores se destacam são na melhora no sistema imunológico, na qual alivia alergias e age como antiinflamatório ao lupus-eritematoso.

O óleo de linhaça é uma fonte bastante rica de ácidos graxos insaturados, como o alfa-linolênico, ácido linoléico e lignana, além de vitamina E. Também reduz o colesterol total e o LDL (Colesterol ruim) e confere proteção cardiovascular.

Embora o óleo de linhaça seja bastante benéfico ao organismo, é preferível, ingerir a semente, pois na semente encontra-se fibras que regulam o trânsito intestinal, aumentandoo bolo fecal, ajudando a normalizar os índices de colesterol e glicose sanguinea, além de prevenir o câncer de cólon e contribuir para amenizar os sintomas da menopausa.

O melhor modo de consumir a linhaça, sendo triturada, pois a casca é dura, e dificil de digerir, triturada há um maior aproveitamento dos seus nutrientes.

Um comentário:

  1. Olá, qual a fonte (site) das informações que você usou para postar sobre a linhaça?

    Meu e-mail: ritacaputi@globo.com

    Obrigada, um abraço, Boa Páscoa e aguardo resposta.

    ResponderExcluir